terça-feira, 6 de outubro de 2009

MUDANÇAS

Peter Drucker, em seu livro "Administrando em Tempo de Grandes Mudanças", faz a seguinte pergunta: "Você sabe por que a maior parte das promoções para gerentes não dá certo?".

Em resposta, o autor, considera que a maioria dos gerentes não consegue perceber que o paradigma da eficiência, lançado pela Teoria Clássica de Taylor, já não é mais suficiente para a sobrevivência das organizações. A questão hoje não é só fazer a atividade da melhor forma, mas envolve também, definir quais as atividades a serem feitas, quais as prioridades, o que será exigido da empresa amanhã, como estimular os colegas de trabalho a realizarem suas funções para maior efetividade organizacional.

A motivação e o comportamento dos colaboradores são fatores decisivos para a sobrevivência e o sucesso da organização. Os colaboradores ainda são vistos como mero fator de produção e totalmente alienados dos objetivos organizacionais. Como conseqüência, a falta de visão da importância do ser humano nas organizações pode trazer seqüelas irreversíveis.

As organizações modernas exigem líderes que motivem, envolvam e inspirem o grupo, que consigam "lapidar" os talentos e que descubram novos potenciais, numa relação onde todos ganham.

Precisamos de uma postura diferenciada, com:

- PAIXÃO: Nessa nova era, o que se quer são pessoas que, abraçando uma causa, mobilizem outras no sentido de que o conteúdo dessa causa se torne realidade.

- MENTALIDADE GLOBAL: Nessa nova era o que se quer são pessoas que tenham mentalidade global, aceitando e lidando com as contradições da vida, lidando com o inesperado, abrindo-se para si mesmas e para os outros, encontrando significado no trabalho e permitindo que outros também encontrem.

- APRENDIZADO CONTÍNUO: Peter Drucker nos alerta: Se existe uma coisa certa hoje é que os gerentes e executivos de amanhã irão fazer coisas ainda mais diferentes daquelas feitas pelos gerentes e executivos de hoje. E eles as farão de maneiras muito diferentes.

Mudanças são eternas aliadas do crescimento e do sucesso.

Isabel Rios Piñeiro

Diretora da Paradigma Consultoria em RH

Autora do livro Metamorfose do Líder uma jornada para o autocoaching

Um comentário:

  1. Interessante!
    Á luz dos conhecimentos de hoje, motivar uma equipa não significa beneficiar apenas o líder. Cada pessoa necessita sentir por si que faz parte do projecto, que a sua intervenção é crucial para o desenvolvimento da organização, que as suas necessidades e ambições também contam. Precisa "sentir-se em casa no seu trabalho".
    A gestão da comunicação passou a fazer parte do léxico das empresas, numa sociedade que se virou para o mundo e já não apenas sobre si mesma.
    Só assim cada trabalhador poderá fazer suas as metas da instituição e evoluir profissional e pessoalmente.

    Obrigada,
    Carolina

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.