quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Imagem pessoal: sucesso na carreira

Sabina Donateli
Priscila D´Addio

Veja algumas dicas de como transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental:

O sucesso profissional muitas vezes é medido pela imagem e marketing pessoal. Independentemente da idade, cargo ocupado ou função desempenhada, o marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para a concretização do projeto de vida e de carreira.

Não se pode negar que nossa sociedade é cada vez mais visual. Segundo dados do Professor PhD Albert Mehrabian, pioneiro na compreensão da comunicação desde 1960, após uma conversa, o que mais se destaca em uma pessoa é a sua aparência e as suas ações (55%). A maneira de se expressar vem em seguida (38%), e só depois é que aparece o conteúdo (7%).

Esses dados confirmam que a imagem pessoal tornou-se um dos aspectos que realmente contribuem para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Porém, ela não é medida somente pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook que trabalhamos e muito menos pelo carro que andamos. A energia positiva e o entusiasmo, pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem pessoal, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam no sucesso.

Para saber como transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental, veja algumas dicas:

- Consciência corporal: uma postura correta transmite a impressão de segurança e confiança ao entrevistador;

- Evite falar perto e/ou alto demais, não use o gerúndio; evite expressões de novelas ou populares, e nunca use palavrões e gírias;

- Modismos: atenção aos modismos de brinco, fivelas e piercing. Discrição e o bom senso têm que prevalecer;

- Maquiagem: mulheres podem aproveitar da maquiagem aos 20 anos, fazer alguns pequenos corretivos aos 40 anos e sofisticar aos 50 anos;

- Acessórios: cuidado com relógios e pulseiras; utilize sapatos apresentáveis, nunca use meias brancas ou desfiadas;

- Cores: tente usar cores discretas e neutras. Tenha roupas bem acabadas e estruturadas. Invista em bons tecidos – algodão de preferência;

- Roupas: cuidado com o comprimento das saias; evite os decotes, as transparências e os babados;

- Celular: sempre desligado em reuniões; se precisar deixar ligado, informe que está aguardando uma ligação; sempre se identifique e pergunte se a pessoa pode atendê-lo antes de iniciar a conversa; cuidado com os toques engraçados;

- Cuidados com os cabelos: mulheres devem estar sempre com o cabelo bem cortado e procurar não movimentá-los muito; homens devem ter atenção com a barba, tem que estar bem aparada.

- Cartão de Visita: sempre na horizontal. Ao recebê-lo dê atenção e não brinque com o cartão. Leia e valorize o que recebeu. Em geral é melhor entregar no final, se não contiver o celular, anote-o.

- Ao telefone: sempre sorria, a pessoa do outro lado perceberá a sua postura simpática. Não fale alto demais, evite fofocas, seja breve.

É importante trabalhar as boas maneiras que fazem parte das ações de comunicação dos profissionais e podem contribuir na melhoria do marketing pessoal. Eis algumas questões que são utilizadas para trabalhar a apresentação pessoal dos profissionais:

1 - Qual é a imagem exigida pela carreira ou pela posição que você está querendo?

2 - A sua imagem pessoal corresponde, nesse momento, à imagem adequada à nova carreira?

3 - Em caso contrário o que será preciso fazer para auxiliá-lo a assumir a imagem adequada à sua nova carreira?

4 - Você se pergunta quem vai encontrar e o que vai fazer antes de se vestir?

5 - Você acha que tudo aquilo que veste envia uma mensagem - seja positiva ou negativa?

6 - Quais são suas impressões sobre alguém que acabou de conhecer?

7 - Quais são os padrões que influem na formação de suas opiniões sobre um profissional?

Com essas questões o profissional pode exercitar suas ações, cuidar da imagem e desenvolver um marketing pessoal, estratégias fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.

Fonte: HSM Online. Publicado em 05/10/2009

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